Postagem em destaque

Lex Luthor e o que eu seria sem Jesus.

Por Nilson Pereira.  Primeiramente quero deixar claro que este texto é destinado a cristãos bíblicos e maduros que entende...


Nilson O. P. Pereira

Nilson O. P. Pereira

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O dia do escritor!


Por Nilson Pereira.

A comunicação escrita é tão importante para a humanidade que o período que vem antes do início de sua pelo homem utilização (alguns preferem usar o termo ‘’descoberta’’), a História como ciência, chama de Pré-História.

É comum, escolas e até Universidades, ao lecionar História, começarem seus objetos de estudo nesta área à partir da Idade Antiga, justamente por conta de que as fontes históricas mais comunmente aceitas são as fontes escritas.

Fica muito difícil imaginar humanidade sem comunicação escrita. Seja em forma de aerógrafos, seja em algarismos, seja em letras, do hebraico antigo, passando pelo grego koiné, latim, ao espanhol, inglês e português. Desde que existe comunicação entre um ser humano e outro, há a escrita, não importa a utilização de qual signo que esta adota, nem seus simbolismos.

Nossa cultura no Ocidente é totalmente baseada na escrita. A cultura oriental também é muito dependente da comunicação escrita, seja sociologicamente, seja historicamente.

Do papiro aos modernos I-Pads, o ser humano sempre se expressou através da escrita da forma mais profunda e contundente. Através da escrita, nossos pensamentos e sentimentos são expressos de forma mais agradável e intrigante.

É comum uma pessoa afirmar que um livro ou uma revista, por exemplo, são superiores a filmes baseados nestes.

As três religiões monoteístas e de maiores adeptos em toda a História, Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, tem seus fundamentos baseados em escritos, em comunicação escrita, a Bíblia, a Torá e o Corão respectivamente.

Ao redor dos séculos, a comunicação escrita vem tomando cada vez mais importância no cenário humano, sem a escrita seria impossível haver movimentos históricos revolucionários como a Reforma Protestante, o Renascimento, a Revolução Científica do século XVII, o Iluminismo, a oficialização das independências das Américas, a promulgação dos Direitos do homem e do cidadão na Revolução Francesa, o surgimento das Constituições, a erradicação do analfabetismo em muitas regiões do planeta, e a diminuição grandiosa deste em outras ( uma vez que há na História humana, uma grande popularização da escrita e da leitura, que se inicia no século XVI e que tem auge no século XIX), os grandes veículos de comunicação em massa representados principalmente pelos jornais impressos, mas também pelas revistas, as redes sociais e emails, e por aí vai.

A escrita foi por muito tempo, uma espécie de privilégio das elites dominantes, porém, ao se popularizar, deu forma, contexto e sentido a vida humana no geral, transferindo através dela, ideais ativos da intelectualidade humana de forma clara e democrática.

Cartas de amor, de saudade, de amizade, documentos jurídicos, blogs, redes sociais, jornais, revistas, livros, poesias, bulas de remédios, entre outros, para o ser humano, de todos os meios de comunicação que pode existir na História da humanidade, tem na escrita o mais importante de todos, o mais básico, o mais adotado e escolhido.

Pesquisas apontam que sete a cada dez jovens, preferem se comunicar por mensagem de texto ao usar o telefone, nas gerações anteriores as nossas, telegramas eram a forma de se comunicar mais eficiente e utilizada, e a nostálgica máquina de datilografar é uma das peças que caiu em desuso mais querida pela maioria até hoje.

A escrita fascina o homem, abre a mente humana para novos horizontes, a faz ser mais bem letrada e conceituada, fértil, tanto na imaginação quanto na realidade.

A comunicação escrita faz do ser humano ativo intelectualmente como nenhum outro meio de comunicação o faz. A escrita é o meio mais eficaz de gerar pensadores, e não meros abstradores de ideias.

Durante toda a História da humanidade, sobretudo à partir do século XIX aos dias de hoje, o homem inventou diversos meios de comunicação. Como o rádio, telefone, televisão, entre outros, porém, os meios mais populares atualmente são a internet ( englobando aqui, as redes sociais, emails e outros), os jornais impressos e as revistas, justamente meios de comunicação que dependem essencialmente da escrita.

Profissionais de diversas áreas das disciplinas de Humanas são unânimes em dissertar que, quanto melhor se lê melhor se escreve, e quanto melhor se escreve melhor se comunica.

Não é exagero afirmar que sem a comunicação escrita à sociedade humana em que vivemos, e as dos nossos antepassados não existiria, ou pelo menos não seria nada parecida conforme a conhecemos.

As religiões mais populares, as ciências, a vida civil, penal ou jurídica, enfim, todas as mais importantes instituições da humanidade, usam essencialmente a escrita como meio de comunicação mais eficaz e característico.

Expressões sentimentais, notícias, ensinamentos, todo o tipo de informação importante para os seres humanos geralmente chegam a forma de comunicação através da escrita.

Se comunicar através da escrita é hoje, muito mais do que uma forma de adquirir status social, é necessidade, é saber se comunicar de forma única e completa, conforme dissemos a exaustão neste texto.

Escrever é vida, é alegria, é refúgio, é se tornar erudito, é se comunicar no mais alto grau da expressão humana.

Um ser humano com alma escritora, não consegue ficar por muito tempo sem se comunicar através da escrita, é uma questão extravasar, é uma questão de demonstrar sua forma de ver a vida, visão única e particular de cada um de nós.

Concluímos que fica improvável enxergar o ser humano, sobretudo nós que somos parte da sociedade contemporânea, sem a utilização da escrita como comunicação.

Mesmo os que entendem não possuir o dom de escrever, entendem a afirmação destacada acima. Sendo dotado do dom de escrever ou não, somente o fato de ser um humano, faz da escrita fundamental na sua vida.

Lê e escrever e se comunicar através destas duas ações que são inseparáveis e indissolúveis, é simplesmente essencial a qualquer ser humano. Mesmo aos analfabetos ou aos deficientes visuais (que utilizam o método braile).

A comunicação escrita é sem dúvida uma das maiores características e virtudes humanas. Se comunicar como humano é essencialmente utilizar alguma forma de escrita, ainda que o comunicante e o comunicado não tenham consciência disto.

Comunicação escrita e ser humano são uma combinação que simplesmente moldam a História da humanidade, dá forma a esta e a caracteriza essencialmente.

Parabéns a todos nós que amamos explorar a mais sublime e completa forma de comunicação humana: a escrita.

Dia 25 de julho, este é a data escolhida pela sociedade para celebrar nosso dom e nosso estilo de vida, porém, quem é escritor sabe que todos os dias é nosso, a cada momento, a cada inspiração, a cada estudo, celebramos ao Criador, celebramos a humanidade, celebramos a vida através de letras, palavras, expressões de nosso espírito e de nossa alma!

Salve a comunicação escrita!

0 comentários:

Postar um comentário