Postagem em destaque

Lex Luthor e o que eu seria sem Jesus.

Por Nilson Pereira.  Primeiramente quero deixar claro que este texto é destinado a cristãos bíblicos e maduros que entende...



segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Devocional IPCarioca - 16/12/2017 Tudo começa na Palavra de Deus (1 João 2:24-27)

Muitos teólogos ao redor da História e atualmente, como os Apóstolos, Agostinho, João Calvino, Tomás de Kempis, John Bunyan, Dave Harvey ( "Quando pecadores dizem sim"), John Piper, Tim Keller, D. A. Carson ou R. C. Sproul, frequentemente pregam que tudo em nossas vidas começa por nossa Teologia. Uma Teologia fraca ou distorcida é mortal.
Mesmo dentro dos estudos seculares, muitos intelectuais entendem que é impossível um homem viver sem Teologia, pois estes crêem que homem e religião são inseparáveis (para muitos estudiosos o ateísmo também é uma espécie de religião).
A nós cristãos, se torna impossível não viver, ter, ser e fazer Teologia. Mesmo aqueles que por algum motivo extremamente questionável contestam o valor do Estudo da Palavra de Deus, vivem uma Teologia.
O falecido teólogo R. C. Sproul dizia que todo cristão é um teólogo, e que é impossível escapar disso. Por isso, para termos uma vida e uma espiritualidade saudável nossa concepção de Deus é fundamental.
O academicismo cristão precisa ser diferente de todas as outras espécies de intelectualidade, precisa ser vivo, prático, piedoso e devocional. Caso o contrário não estamos sendo aquilo de mais importante que podemos ser: discípulos de Jesus e filhos de Deus.
A recomendação do apóstolo João se refere a guardar a Sã Doutrina, que nos leva a nos tornar mais parecidos com Jesus, nem a nos tornar um arquivo que acumula conhecimento, nem a nos tornar ignorantes acerca da nossa própria Fé. A idéia cristã do Conhecimento vai além do equilíbrio, está na aplicabilidade certa do que conhecemos. Mexe com todo o nosso ser, racional, emocional e físico. Ser cristão biblicamente é conhecer o máximo possível, mas obter uma, como diz diz o filósofo e teólogo brasileiro Jonas Madureira, inteligência humilhada.
A base da nossa Fé, onde está contido o Evangelho que nos leva ao Messias, é um Livro. E isto diz muito sobre o que é o que Cristianismo. Não é atoa que a Fé Protestante é a responsável por dizimar o analfabetismo em grande parte do mundo historicamente.
Os cristãos são, talvez, o segmento social que mais lê. Ler e ter uma vida Devocional com isto nos faz conhece plenamente a Cristo, nos livra dos falsos profetas, das falsas narrativas (leiam " O maravilhoso e bom Deus" de James Bryan Smith) e de todos os sofismas e falsos ensinos que permeiam o mundo. Afinal, somos todos teólogos.
Por Nilson Pereira

0 comentários:

Postar um comentário