A capacidade de comunicação através da fala, escrita e atividade corporal é o ponto primordial que diferencia os seres humanos de todo o restante da criação de Deus.
A comunicação aborda o intelecto, o emocional e até mesmo o físico na humanidade, um bom comunicador facilmente se torna influente, e através disso transformar Famílias, Igrejas e nações.
No texto canônico escolhido para hoje, o presbítero Tiago nos fala dos perigos que esta capacidade comunicativa pode implicar, e por toda a Escritura vemos insights sobre o poder único e imprevisível que a comunicação pode obter.
Nós somos a raça dominadora da Terra, subjulgamos todo o restante da criação, mas acabamos por tropeçar diversas vezes na nossa comunicação (ilustrada no texto de Tiago com o termo "língua").
Se comunicar é uma bênção de Deus única, que nos torna semelhantes a Ele, mas em grande parte a usamos para destruir. Palavras mal direcionadas podem trazer mais prejuízos à alma do que uma agressão física.
Nossa comunicação pode ser a maior arma que temos para expor Deus e a Salvação que há somente em Cristo Jesus, afinal Deus escolheu o Evangelho a se propagar via Comunicação humana, mas também pode causar destruição inimaginável.
Que possamos aprender com o Senhor a usar o que talvez seja a maior bênção de Deus para nós humanos, para a glória Dele e para O amarmos acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Que possamos aprender a mais difícil tarefa que existe: frear nossa língua, conforme nos alerta o presbítero da Igreja Primitiva.
Por Nilson Pereira
0 comentários:
Postar um comentário