Desde a Antiguidade há uma idolatria humana ao Conhecimento. Dentro do Helenismo Clássico, em Atenas, o conhecimento era tido como um fator determinante de diferenciação social. O apóstolo Paulo, ao evangelizar nas pólis (cidades-estado) gregas, sempre procurava levar este fator em consideração (Atos 17:16-34).
No mundo de hoje não é diferente. Com o advento da internet e a possibilidade de se obter facilmente a informação necessária, o conhecimento (ou melhor, o ''pseudo-conhecimento'') acaba por se tornar algo fundamental nos dias de hoje, até porque o Iluminismo, um dos pilares pós-modernos, é uma tentativa esquizofrênica de se imputar o Helenismo Clássico na sociedade de hoje.
Na Igreja Primitiva, se considerava dois tipos de cristãos: os Polemistas (aqueles que pregam as Escrituras com o objetivo de cuidar da Igreja) e os Apologistas (aqueles que defendiam a Fé Cristã no âmbito secular, o que chamamos de Apologetas hoje). Eu particularmente acho que estas tipificações quanto a funcionalidade cristã está em vigor hoje e sempre estará, mas a questão é, se almejamos ser cristãos funcionais e úteis ao Reino de Deus o Conhecimento é fundamental.
Este Conhecimento é diferente do idolatrado pelos gregos e pela sociedade pós-moderna hoje em dia, é o Conhecimento de Deus. O Conhecimento no qual nenhum intelectual secular vai conseguir alcançar, mas que um indivíduo que não tem nem o Ensino Médio, mas convertido e que leva o Cristianismo a sério, numa vida devocional de estudos da Escritura e Oração, consegue. Um Conhecimento Espiritual, que faz com que a mente humana esteja submissa a isto, e não o contrário. Um Conhecimento que faz com que todos os outros tipos de conhecimentos se tornem supérfluos e loucura, como diz o apóstolo Paulo.
Sem o Conhecimento de Deus, não podemos viver, seremos miseráveis e qualquer ideologia nos carrega, mas com Ele, nada nos engana, discernimos todas as coisas e não podemos ser discernidos. Então, meu caro irmão, que possamos viver para fazer deste Conhecimento o nosso estilo de vida, e nunca o que o mundo quer impor que devemos conhecer. Fazemos a escolha certa em Cristo Jesus, sempre. Que somente o Evangelho, e nenhuma outra cosmovisão ideológica seja nosso guia nesta jornada chamada vida.
Por Nilson Pereira
0 comentários:
Postar um comentário