Deus quer nos ver perder. Isto soa muito ofensivo dentro da mentalidade que governa o presente século, a saber, a pós-moderna, onde querendo ou não, acabamos por sofrer influência em algum grau, mas é o que nos ensina a Palavra de Deus.
Perder na vida cristã significa ganhar o que não se pode obter por mãos humanas pura e simplesmente. Significa, muitas vezes, entregar o visível para ganhar o invisível, abdicar o que se vê perto do próprio nariz para ganhar o que é infinito. Mas tem um porém, ao perder, só ganha quem não espera ganhar.
A Bíblia conta, desde o início, histórias de perdas humanas, começando por Adão e Eva, que ao ganhar o fruto da árvore, perderam a comunhão plena com o Senhor, passando por Abraão, que o aceitar com sinceridade perder o que mais esperou na vida, seu filho Isaque, não só o ganhou, mas ganhou uma comunhão com Deus tão forte, a ponto de ser intitulado o ''pai da Fé'', primeiro dos judeus, depois de nós cristãos, culminando no nosso Cristo, que ao perder Sua vida, ganhou a vida de todos nós que somos por Ele, restaurados, redimidos e consagrados filhos de Deus.
Perder é a cultura cristã bíblica, a ponto de, ao ter acesso a este entendimento, devemos o tempo todo nos perguntar o que andamos perdendo. A perda é um dos combustíveis da nossa Fé, o que nos molda semelhante a Jesus de Glória em Glória, no dia a dia, no cotidiano da vida. Nós precisamos perder, porque somos descendentes de uma raça caída que foi amaldiçoada, porque nossa natureza é pecadora, egoísta e ególatra. Perder, não só nos lembra quem nós somos sem o Maravilhoso e Bom Deus, mas também nos torna semelhante a Ele, nos faz valorizar o que realmente é digno de ser valorizado: Deus e as pessoas. Deus nos fazer perder por Amor a nós, pois é perda que nos tornamos melhores.
O que andamos perdendo? Por que temos aceitado perder? Por quem temos perdido? São questões que devemos refletir todos os dias da nossa estadia peregrina aqui neste mundo. Que mesmo quando a perda for pessoas, que a gente possa aprender com isso. Como diz Salomão em Eclesiastes 7:2-3: há mais sabedoria num velório do que numa festa.
Por Nilson Pereira
0 comentários:
Postar um comentário