Nada se vive no Reino de Deus sem Fé. Sem Fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6), não porque a Fé Cristã seja mirabolante e surreal, mas porque vivemos num mundo onde o pecado contamina e fazemos parte de uma raça caída, afastada do Altíssimo. A Fé gerada pelo Espírito Santo ao ouvirmos as Escrituras Sagradas rompe estas barreiras. Nos faz entender, que na verdade, a Fé Cristã faz todo sentido na verdade.
O saudoso John Stott, falecido em 2011, possui uma obra icônica (dentre algumas de sua grande carreira) chamada ''Crer também é Pensar'', onde o mesmo desenvolve a ideia de que precisamos ter uma Fé que pensa, e uma Razão que crê. O filósofo e teólogo brasileiro Jonas Madureira, também desenvolve o mesmo conceito no seu maravilhoso ''Inteligência Humilhada''. É impossível ser cristão (ao menos do segmento Reformado) sem um desenvolvimento intelectual considerável.
Vale dizer que o Cristianismo possui diversos segmentos que divergem entre si, tanto na forma como no conteúdo. A ideia de estereotipar os cristãos com um déficit intelectual é recente e sem sentido (não tem 100 anos, o que, tratando-se de História, é algo recente ao extremo), muito atrelado a segmentos teológicos recentes também, e mesmo no caso destes segmentos, o Cristianismo melhora a condição intelectual de seus adeptos.
A Fé Cristã desenvolve o Cérebro, e o põe no seu lugar, subordinado a Cristo. O dá o seu verdadeiro sentido, servir a Cristo. A Fé Cristã gera Cosmovisão Cristã, que faz com que os discípulos de Jesus nunca mais enxerguem nada da mesma forma, tudo passa a fazer sentido e a transformar nossas vidas e a relação delas com o que nos cerca. Que Jesus seja sempre o senhor das nossas mentes, dos nossos corações e de todas as nossas vidas!
Por Nilson Pereira
0 comentários:
Postar um comentário