- 28 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
- 29 Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
- 30 Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
- 31 Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
- 32 De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.
- 33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Há duas coisas básicas ao ler este texto a se perceber com atenção! A primeira, é que, a Palavra de Deus ensina que se deve planejar em todas as áreas de nossa vida, pois o sucesso também passa por se planejar, independente da área que se quer obtê-lo. Os dois exemplos que Jesus dá no texto, nos mostra claramente que Deus espera encontrar em nós planejamento.
A segunda coisa a se observar, é que mesmo com tudo planejado, devemos estar abertos ao inesperado, desprendido completamente do alvo do sucesso que se deseja, e mesmo da dúvida que nos acomete do sucesso acontecer ou não sendo também isto que Cristo quer dizer com: ''Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. ''
Nossa tendência como humanos que vivemos em uma sociedade que prega o sucesso e o ''ter'' acima de tudo, é de colocar o alvo acima de tudo também, acima de Deus, acima de nós mesmos, acima de todos. Não apenas no sentido de se inspirar em Nicolau Maquiavel e sua máxima do livro ''O Príncipe'' (''O fim justifica os meios''), assim como também no sentido de que devemos passar por cima de tudo para obter o sucesso.
Na verdade, o que Jesus no versículo 33 do texto quer dizer vai, além disto. Tem haver também de não cairmos no erro de nos envolver emocionalmente com nossos objetivos ao ponto de ficar ''sem chão'', quando, por alguma circunstância não o obtivermos.
É muito saudável planejar, isso é viver, ser filho de Deus passa por isto também, porém, o objetivo não pode ser tudo, não pode ser maior que nós mesmos, que nossa saúde emocional e física, não pode ser maior do que Deus!
Há uma linha muito tênue entre uma coisa e outra, mas uma linha que jamais deve ser ultrapassada.
Todos nós já a ultrapassamos alguma vez, e nos sentimos mais derrotados do que deveríamos, exatamente por não respeitar esta linha limítrofe e tênue.
Levando em conta que no contexto do texto, objetivo pode ser qualquer coisa simples na vida, desde namorar uma moça no qual se gosta, até ser um profissional renomado e conhecido no mundo todo, os conselhos de Jesus podem e devem ser utilizados em todos os aspectos de nossa vida.
Tenha a certeza, que ao consagrar todo o seu planejamento a Deus, dando-o legalidade de interferir no caminho entre você e o sucesso, acontecerá o que o Altíssimo entende que é o melhor para você, e não necessariamente o que você deseja, porém, um dos atributos de Deus é a Onisciência, portanto, este sabe corretamente o que é melhor para cada um de nós,de uma forma infinitamente mais adequada que você mesmo.
Esta crise, vontade de Deus x vontade própria, também gera freqüentes crises ao não se conseguir obter o alvo desejado.
Vale ressaltar que Deus não deseja de forma alguma ver nenhum homem derrotado e perdido, as derrotas existem apenas para nos ensinar que no caminho traçado rumo a vitória, erramos em algo, muitas vezes não faltam talento e dedicação, mas algum tipo de erro aconteceu.
Existem derrotas que servem para nós, como a febre serve para o corpo humano, para nos indicar algo imperceptível a olhos naturais, algo que está errado e não e nada fácil perceber uma vez que estamos envolvidos e comprometidos emocionalmente com o objetivo.
Planeje. Se autogoverne. Trace metas, porém nunca se esqueça que alcançar objetivos nunca é tudo na vida, e de que não conseguir alcançá-los também não é o fim desta.
''Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.'' Provérbios 19:21
Ass: Nilson Pereira.

0 comentários:
Postar um comentário